ABBC celebra seus 40 anos com jantar de confraternização
e lançamento de livro
Jantar de confraternização da ABBC em comemoração aos 40 anos da entidade
A ABBC – Associação Brasileira de Bancos realizou, no dia 27 de novembro, seu jantar de confraternização com os associados, que teve como tema central a celebração dos 40 anos da entidade. Durante o evento, foi lançado o livro ABBC 40 anos, que traz os principais marcos que moldaram a história da associação, destacando transformações econômicas e regulatórias ao longo das últimas quatro décadas (saiba mais sobre a obra, clicando aqui).
Estiveram presentes a presidente do Conselho de Administração da ABBC, Sílvia Scorsato; o vice-presidente, Cassio Von Gal; conselheiros, os ex-presidentes e diretores-técnicos da ABBC; representantes do Banco Central do Brasil, presidentes das instituições associadas e das entidades congêneres, coordenadores de comissões da ABBC, além dos colaboradores da entidade e de suas associadas.
O livro ABBC 40 anos, que registra os principais marcos da entidade nas últimas quatro décadas
Em seu discurso, a presidente da ABBC, ressaltou a importância da entidade para o fortalecimento do sistema financeiro ao longo destes 40 anos e destacou os principais marcos históricos. A ABBC foi fundada em 1983, em meio a um cenário econômico turbulento, e teve uma atuação importante no campo político e econômico. Teve um papel significativo na criação dos bancos múltiplos e na modernização do sistema de compensação, e participou ativamente da reforma do sistema de pagamentos brasileiro e da promoção e consolidação do crédito consignado, entre outras atividades.
A presidente da ABBC também falou sobre a importância que a associação teve em contribuir para a estabilidade e a eficiência do sistema financeiro e relembrou o ano de 2013, quando o país se recuperava da crise econômica mundial de 2008 e os esforços da entidade se voltaram para discussões com o Banco Central com o objetivo de criar mecanismos que tornassem a captação de recursos mais estável para os bancos pequenos e médios. A iniciativa deu certo e a ABBC conseguiu evitar grandes turbulências que se desenhavam naquele cenário.
A presidente da ABBC, Sílvia Scorsato, durante o seu discurso
Além disso, Sílvia Scorsato citou a postura da ABBC em acompanhar o movimento de crescimento das fintechs e dos bancos digitais, adaptando, no final da última década, seu estatuto social, abrindo espaço para associados desta natureza e, também, instituições de pagamento. Também mencionou a jornada ESG, realizada desde 2021, destacando a preocupação que a associação tem com as questões ambientais, sociais e de governança do setor financeiro. Para apoiar as instituições associadas foi criado um manifesto, um Guia ESG, além das ações e programas relacionados ao tema, especialmente sobre a representação feminina em cargos de liderança e capacitação de jovens, pessoas com deficiência e pessoas em estado de vulnerabilidade social.
Por fim, Sílvia ressaltou o olhar da ABBC para o futuro, promovendo debates envolvendo a tokenização da economia, as finanças descentralizadas e a cibersegurança, no qual exemplificou a Campanha Tem Cara de Golpe, realizada este ano e que atingiu altos patamares nos meios de comunicação, impactando milhões de pessoas em todo o país.
Logo após a presidente, o vice-presidente da ABBC, Cassio Von Gal, foi ao palco e destacou a posição da ABBC hoje no mercado financeiro, estruturada de forma a proporcionar debates importantíssimos, que resultam em demandas conjuntas para aumentar a eficiência do Sistema Financeiro Nacional e a competitividade do segmento. Cassio disse que este é o objetivo da entidade desde a fundação e ressaltou o trabalho e o empenho realizado pelos associados, colaboradores, presidentes, vice-presidentes e conselheiros ao longo da história.
O vice-presidente da ABBC, Cassio Von Gal, fala para os convidados durante o jantar
A presidente e o vice-presidente prestaram uma homenagem aos ex-presidentes da ABBC, cujos trabalhos e comprometimentos construíram o legado e consolidaram a missão da associação. Sílvia Scorsato entregou junto com Cassio placas em homenagem aos ex-presidentes presentes à festa, por ordem de mandato.
Antonio Hermann Dias Meneses de Azevedo; presidências 1993 - 1994 e 1995 -1996
Antonio Carlos de Lauro Castrucci; 1997 - 1998 e 1999 - 2000
André Jafferian Neto; 2003 – 2004
João Ayres Rabello Filho; 2005 – 2006
Renato Martins Oliva; 2009 - 2010 e 2011 - 2012
Manoel Félix Cintra Neto; 2013 - 2014 e 2015 - 2016
Ricardo Gelbaum; 2017 - 2018 e 2019 – 2020
Da esquerda para a direita: os ex-presidentes Antonio Hermann Dias Meneses de Azevedo, Antonio Carlos de Lauro Castrucci, André Jafferian Neto; a presidente, Sílvia Scorsato; os ex-presidentes João Ayres Rabello Filho, Renato Martins Oliva; o vice-presidente Cassio Von Gal; e os ex-presidentes Manoel Félix Cintra Neto e Ricardo Gelbaum.
Confira abaixo mais fotos do evento:
O vice-presidente da ABBC, Cassio Von Gal; o diretor de regulação do Banco Central do Brasil, Otávio Damaso; a presidente da ABBC, Sílvia Scorsato, e o diretor-executivo do FGC, Daniel Lima.
O ex-presidente da ABBC, Ricardo Martins Oliva; o conselheiro da ABBC, Jorge Lauriano Nicolai Sant’Anna; o ex-presidente e atual conselheiro da ABBC, Ricardo Gelbaum; e a presidente da ABBC, Sílvia Scorsato
A presidente da ABBC, Sílvia Scorsato, e o presidente da ACREFI, Luis Eduardo da Costa Carvalho.
As conselheiras da ABBC, Maria Claudia Beldi e Annali Zavatta Duarte Bittencourt, com a presidente da ABBC, Sílvia Scorsato.
O ex-presidente da ABBC, Antonio Hermann Dias Meneses de Azevedo.
O chefe do Departamento de Supervisão Bancária do Banco Central do Brasil, Belline Santana, e Rogério Rabello, chefe de subunidade no Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro do BC.
O conselheiro da ABBC, Marciano Testa; Fernando Guerreiro de Lemos, presidente do Banrisul, o diretor-técnico da ABBC, Kumagai Hinki Júnior, e o CEO da Núclea, André Daré.
Os livros ABBC 40 anos e o foyer do hotel Rosewood, em São Paulo, onde foi realizado o coquetel prévio ao jantar de confraternização da ABBC.
O ex-presidente da ABBC, Antonio Hermann Dias Meneses de Azevedo, ao lado do conselheiro da ABBC, Eduardo Barcelos Guimarães, do ex-presidente e atual conselheiro da entidade, André Jafferian Neto e do ex-presidente da ABBC, Manoel Félix Cintra Neto.
O consultor Sérgio Odilon, o vice-presidente da ABBC, Cassio Von Gal, e o ex-chefe-adjunto do Departamento de Supervisão Bancária do Banco Central do Brasil, Carlos José Braz Gomes de Lemos
A presidente da ABBC, Sílvia Scorsato, durante o jantar de confraternização com os associados.
Membros do Conselho de Administração da ABBC, representantes do Banco Central do Brasil e ex-presidentes aplaudem o discurso da presidente da ABBC, Sílvia Scorsato.
O conselheiro da ABBC, Paulo Rogério Caffarelli; o chefe do Departamento de Supervisão do Banco Central do Brasil, Belline Santana; o diretor-técnico da ABBC, Wallace Jagiello da Silva; e o coordenador da Comissão de Tecnologia da Informação, Marcio Machado Mendonça.
O coordenador da Comissão de Tesouraria e Captação da ABBC, Edgar de Souza Toledo Neto; o conselheiro da ABBC, Antonio José Nicolini; e o conselheiro da ABBC, Daniel Darahem de Souza Coelho.
Os conselheiros da ABBC, José Roberto Cury e Fábio Alberto Amorosino.
Os conselheiros da ABBC, Nelson Rocha Augusto e Eduardo Barcelos Guimarães, e o ex-presidente e atual conselheiro da ABBC, Ricardo Gelbaum.
O superintendente da Assessoria Econômica da ABBC, Everton Gonçalves, e os representantes do Banco Central do Brasil: Ricardo Harris , chefe de gabinete da Diretoria de Regulação; Edson Broxado, chefe do gabinete da Diretoria de Fiscalização; Belline Santana, chefe do Departamento de Supervisão; e Rogério Rabelo, chefe de subunidade do Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro.
O presidente do Banco Paulista, Marcelo de Toledo Guimarães; o ex-presidente da ABBC, Manoel Félix Cintra Neto; ex-vice-presidente, Álvaro Augusto Vidigal; e do atual vice-presidente da ABBC, Cassio Von Gal
O coordenador da Comissão de Meios e Arranjos de Pagamentos, Rafael Wowk; o diretor-técnico da ABBC, Eduardo Alcebíades Lopes; e a coordenadora da Comissão de Assuntos Legislativos, Marília de Aguiar Monteiro
O coordenador da Comissão de Tecnologia, Roniel de Oliveira; o presidente do Sicoob, César Gioda Bochi; e o coordenador da Comissão de Auditoria, José França Magalhães Junior
O coordenador da Comissão de Assuntos Contábeis e Tributários, Sílvio César Ferreira, e o coordenador da Comissão de Câmbio, Paulo Roberto Carreiro
O coordenador da Comissão de Risco Socioambiental e Climático da ABBC, Antonio Ferrari, e Christiano Rohlfs, coordenador da Comissão S (Responsabilidade Social) da ABBC
O diretor técnico da ABBC, Carlos André Hermesindo da Silva, os coordenadores da Comissão de Auditoria: Renata Lemes Antonio, Carolina Vasconcellos e José França Magalhães Júnior.
Ao centro, o diretor técnico da ABBC, Paulo Augusto Luz Ferreira Saba
A coordenadora da Comissão de Auditoria, Beatriz Dias Surano
ABBC - Associação Brasileira de Bancos
Av. Paulista, 1842 - 15º andar
CEP: 01311-100 São Paulo - SP
ABBC ® Todos os direitos reservados.