ABBC 40 anos: representatividade, inclusão e inovação
Para celebrar as suas quatro décadas de existência, a ABBC – Associação Brasileira de Bancos lançou em novembro o livro “ABBC 40 anos”. A obra é prefaciada por Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil, e contempla a trajetória de quatro décadas da ABBC, em uma narrativa dividida em duas fases: os primeiros 30 anos e a mais recente década da associação no Sistema Financeiro Nacional. O lançamento ocorreu no último dia 27, durante o jantar de confraternização da ABBC (leia mais aqui), com a presença da presidente, Sílvia Scorsato, do vice-presidente, Cassio Von Gal, dos representantes do Conselho de Administração, da Diretoria Técnica, dos representantes do Banco Central, presidentes das instituições financeiras associadas e das entidades congêneres.
Na primeira parte, o livro revela o contexto de fundação da ABBC, em 1983, em um cenário turbulento devido à crise da dívida externa e ao desafio de representar bancos médios e pequenos em meio à concentração do setor em grandes conglomerados bancários.
Nos anos seguintes, a entidade desempenhou um papel fundamental na criação dos bancos múltiplos, na modernização do sistema de compensação, na reforma do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB), na consolidação da modalidade de crédito consignado e iniciou suas atividades de educação financeira, que permanece como um importante pilar da entidade atualmente.
Os últimos dez anos da ABBC foram marcados por debates visando à estabilidade nas fontes de captação, após a recessão entre 2015-2016, pelas mudanças que promoveu para acompanhar a expansão do mercado, com a regulamentação das Sociedades de Crédito Direto (SCDs) e Sociedades de Empréstimo entre Pessoas (SEPs), e na postura propositiva junto ao Banco Central.
A Associação também se alinhou à Agenda BC+ em busca de melhores condições de competitividade e participou de debates sobre o open finance nesse período. O livro “ABBC 40 anos” destaca ainda a Jornada ESG da Associação, assim como acompanhamento das tendências futuras, tais como Pix, Drex e tokenização da economia.
ABBC - Associação Brasileira de Bancos
Av. Paulista, 1842 - 15º andar
CEP: 01311-100 São Paulo - SP
ABBC ® Todos os direitos reservados.