ABBC realiza primeira rodada de apresentação de fornecedores de tecnologia sobre a implementação da Resolução CMN nº 4.966

Uma das apresentações com fornecedores realizada aos associados sobre a Resolução CMN nº 4.966

Em novembro de 2021, o Conselho Monetário Nacional (CMN) publicou a Resolução nº 4.966/21, estabelecendo novas regras contábeis para instrumentos financeiros, alinhadas aos conceitos da norma internacional IFRS 9. A referida resolução entrará em vigor a partir de 1º de janeiro de 2025 e requer, dentre outros aspectos, que as instituições mensurem suas provisões para créditos de liquidação duvidosa com base no conceito de perda esperada, eliminando a necessidade de aguardar eventual inadimplência. Tal medida visa tornar a provisão mais precisa em relação às futuras perdas que a instituição possa vir a enfrentar em períodos subsequentes.


Com a data de implementação se aproximando, as instituições financeiras estão trabalhando para realizar os ajustes necessários a fim de cumprir a norma e mitigar seus potenciais impactos. Esses ajustes incluem a revisão das políticas e práticas de mensuração das provisões para perdas esperadas em todos os instrumentos financeiros da instituição, a possível mudança nos modelos de negócios em relação aos produtos financeiros, a eventual necessidade de aumento e especialização do quadro de profissionais, bem como uma ampla revisão no ambiente de sistemas.


Com o intuito de auxiliar seus associados neste último aspecto, a ABBC tem promovido uma série de apresentações com empresas de tecnologia especializadas no mercado bancário. Essas empresas têm apresentado suas soluções e esclarecido dúvidas dos membros das diversas Comissões em reuniões conjuntas. Os temas abordados incluem o planejamento para atendimento às instituições financeiras, os produtos bancários contemplados pelas soluções, a tecnologia empregada e o escopo de atuação, que envolve a classificação de instrumentos financeiros, a evidenciação de informações, a reestruturação do COSIF, a atualização do Cadoc, entre outros aspectos.


Nos meses de março e abril, realizou-se a primeira rodada com quatro empresas. A ABBC promoveu debates entre seus associados e os fornecedores: Exchange, Função Sistemas, Matera e Topaz. Para os próximos meses, estão agendadas novas rodadas com outras empresas do mercado, proporcionando aos associados a liberdade de escolher a abordagem que melhor se adapte às suas necessidade.

ABBC - Associação Brasileira de Bancos

Av. Paulista, 1842 - 15º andar

CEP: 01311-100 São Paulo - SP

ABBC ® Todos os direitos reservados.